Categoria:

Divulgação e Formação

Stress Hídrico

Por influência das condições meteorológicas que se tem registado nos últimos meses, tempo quente, ventos secos e ausência de precipitação, os soutos começam a apresentar sintomas de stress hídrico. Caracterizado por folhas enroladas em forma de concha e folhas amarelas ou castanhas, dispersas pela copa da árvore, conforme as imagens apresentadas. De forma a minimizar estes …
Ver mais

Tinta do Castanheiro

A doença da tinta do castanheiro é causada por uma fungo que ataca as raízes, cuja designação científica é Phytophthora spp. Na fase da infecção do castanheiro, a do­ença é detectada observando as raízes, que se apresentam enegrecidas e com um aspec­to apodrecido. Outos sintomas frequentes, co­meçam na parte superior da copa, nas extremidades dos …
Ver mais

Carências de nutrientes

Por influência das condições meteorológicas que se tem registado nos últimos meses, tempo quente, ventos secos e ausência de precipitação, os soutos começam a apresentar sintomas carências de nutrientes, nomeadamente de magnésio. Os castanheiros apresentam as folhas amarelas entre as nervuras como é visível nas imagens apresentadas. De forma a minimizar estes sintomas aconselha-se a fertilização via …
Ver mais

Cancro do Castanheiro

O cancro do castanheiro (Cryphonec­tria parasitica), só infecta castanheiros através de um corte ou outros danos na casca da árvore. A propagação natural deste ocorre por esporos, começa na Primavera, é maior no Verão, declina no Outono e cessa du­rante o Inverno Para lutar contra esta doença estabele­cem-se duas estratégias: uma a nível de prevenção e …
Ver mais

Operação 8.1.5 – Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas

Já abriram no passado dia 12 de Junho as candidaturas à operação “Operação 8.1.5 – Melhoria da Resiliência e do Valor Ambiental das Florestas”, o prazo foi prorrogado  até 29 de Setembro de 2017 às 17:00. O regime de aplicação para o  (2º Anúncio) e para o (3ºAnuncio) já se encontra publicado na Portaria n.º 274/2015 de 2015-09-08 e na Portaria …
Ver mais

Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (4º Anúncio)

Já abriram no passado dia 14 de Agosto as candidaturas à operação “3.2.2. Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola”, as quais se prolongam até 16 de Outubro de 2017 às 17:00. Neste anúncio, o programa está aberto para os  dos Distritos de Castelo Branco, Guarda, Bragança e Concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém. …
Ver mais